Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Montreal no verão


Montreal tem verão, você sabia?

É verdade!  E a temperatura chega a 40 graus, Montreal 40 graus, cidade maravilha.. J

Meus amigos sempre me perguntam como eu consigo sobreviver no frio de Montreal.. bom, isso vai render outro artigo, mas a minha resposta sempre vem com a informação que não vivemos debaixo da neve os 365 dias do ano. 

Eu cheguei em Montreal no mês de maio, “planejei” para não chegar no temeroso inverno, e em Junho a loucura começou. Sim, os montrealenses ficam “loucos” no verão. No início, demorei a entender o porquê daquela galera ficar na rua até o pôr-do-sol às 21 horas. Isso mesmo às 21 horas.. você não leu errado.

Demorei a me acostumar com isso também, pois no Brasil eu jantava depois que já estava escuro e aqui foi um processo até minha mente entender que eu poderia jantar mesmo sem ter visto o por-do-sol. 😂

O que se faz no verão em Montreal?

Você se diverte, sai para a rua e fica por lá, aproveita o sol até mais tarde, estoca vitamina D J , aproveita as liquidações de verão, aproveita os bares e restaurantes do lado de fora, vai passear nos lindos parques de Montreal e arredores para fazer um bom picnic ou churrasco, aproveita os eventos que fecham algumas ruas de Montreal, vai a praia (veja a lista de praias próximas a Montreal no nosso outro post),  faz esportes de verão como canoagem, patins, bicicleta, surf, paddle, etc.., vai aos milhares de festivais de finais de semana gratuitos... ufa.. não terminou, a lista é infinita! rsrsrs A ideia é se cansar mesmo.. parece!
Em um único artigo, seria impossível listar tudo, mas no final você vai poder clicar em sites interessantes sobre festivais e demais atividades em Montreal.

Evento em uma das ruas de Montreal

Evento em uma das ruas de Montreal
Vieux Port - Velho Porto
Depois do primeiro inverno... A revelação!

Lembra que eu falei que não entendia a loucura do povo daqui com relação ao verão? Então, após o meu primeiro inverno, ficou bem claro que é o mesmo ritual dos ursos, inverno é hora de hibernar e verão é hora de surtar!  😂

Brincadeirinha... no inverno não hibernamos, nossa vida continua "quase" igual, apenas com mais roupas e mais tempo de preparo para sair, pois precisamos colocar as camadas de roupas, a depender da temperatura, mais botas, luvas, gorro, etc.. os nossos pezinhos ficam sem ver um chinelo por um bom tempo! J

No verão, é tudo mais fácil, chinelinho, bermuda e camiseta está bom demais! Mas, vamos falar de verão, pois este é o objetivo deste post.

Mont Royal
Montreal uma cidade de verão

Na verdade, Montreal é uma cidade de todas as estações. Mudando de cenário de três em três meses a cidade vive um ritmo próprio e contagiante. E para nós brasileiros que, normalmente, vivemos apenas 2 estações no ano, é muito bom viver essas passagens de estação. Na Bahia, temos praticamente 1 estação, verão e outra verão com chuva... J então, eu curto muito ver a passagem das estações e curtir a peculiaridade de cada uma delas.

Aproveite o clima agradável para conhecer o Vieux-Montreal/ Old Port – com uma arquitetura belíssima com prédios datados do século 18 e uma orla linda para passear, Mont Royal – o morro que dá nome a cidade, Basílica de Notre Dame – construída há mais de 300 anos, Bairro Chinês – bairro oriental de Montreal, Oratório de São José - arquitetura e uma vista de tirar o fôlego , Parque Olímpico, Jardim Botânico e Parc Jean-Drapeau são apenas alguns exemplos de lugares imperdíveis.

Outra atividade super agradável e diferente é ir a uma das feiras Jean Talon ou Atwater. Você tem a oportunidade de conhecer os produtos locais, experimentar uma cerveja artesanal, comprar queijos e outras iguarias especiais e aproveitar para ter um almoço bem diferente. E se você puder ir de bicicleta para a feira Atwater... melhor ainda. O caminho de bicicleta pelo Canal de Lachine até a feira Atwater é sensacional!

Mercado Jean Talon
















Sem dúvida, estar em Montreal no verão significa que você só fica parado em casa se você quiser. A cidade no verão é apaixonante com a multiplicação dos eventos de todos os tipos e para todos os gostos e a sensação de celebração da vida a todo momento.

Dá uma olhada nos links abaixo sobre as atividades e descubra ótimos motivos para conhecer Montreal!

Está esperando o quê para comprovar tudo isso de perto?

Links sobre Montreal:


Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta na área de comentários, e teremos o prazer em te ajudar.


Para conhecer os cursos de inglês e francês da A.L.I, acesse nosso Site em português ou nossa comunidade no Facebook !


quarta-feira, 27 de julho de 2016

Montreal em 7º lugar como a melhor cidade para estudantes no mundo



Montreal em 7º lugar como a melhor cidade para estudantes no mundo

A QS Top Universities (http://www.topuniversities.com/best-student-cities) publicou o rank das melhores cidades para estudar em 2016 – este é um ranking dos destinos urbanos mais importantes do mundo para estudantes internacionais.

Montreal ficou classificada em 7º lugar mostrando mais uma vez a sua força como cidade estudantil. Além de termos universidades altamente reconhecidas como a McGill e a Concordia University, a cidade tem absorvido a demanda por estudos de uma segunda língua. A exemplo disso, temos a ALI Montreal (http://studymontreal.com/pt), que está no mercado desde 1993, apresentando excelente metodologia de ensino e infraestrutura para uma verdadeira imersão na língua.

Montreal foi a única cidade da América do Norte classificada entre as 10 melhores cidades estudantis do mundo em 2016. Este ranking leva em consideração 12 critérios divididos em 05 categorias. As 05 categorias são:

  1.  Classificação – Esta categoria mede a quantidade e qualidade de universidades na cidade;
  2. Mix de alunos – Esta categoria identifica as cidades com mais proporção de estudantes locais e internacionais;
  3. Qualidade de Vida – Esta categoria leva em consideração serviços e transporte público, economia, moradia, saúde, ambiente sócio-cultural e sócio-politico, escolas, educação, entretenimento, bens de consumo  e o ambiente ;
  4.  Conceito do empregador – Esta categoria mostra a preferência das empresas com relação a contratação dos formandos de determinada universidade;
  5. Acessibilidade – Esta categoria leva em consideração despesas como valor do curso e custo de vida.

Sem dúvida, há fatores subjetivos quando um estudante ama uma cidade em que está, mas sem dúvida a nossa Montreal tem uma atmosfera especial.

Particularmente, eu amo a diversidade cultural, andar no parque e ouvir duas ou três línguas que você não reconhece, a qualidade de vida – segurança, custo de vida, serviços públicos, ver, ouvir e sentir as quatro estações... não, você não precisa hibernar dentro de casa para sobreviver no inverno de Montreal, pelo contrário, há muitas atividade e festivais neste período também.

Então... está esperando o quê para curtir a melhor cidade estudantil da América do Norte? J


Links relacionados:




Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta na área de comentários, e teremos o prazer em te ajudar.

Para conhecer os cursos de inglês e francês da A.L.I, acesse nosso Site em português ou nossa comunidade no Facebook !

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Top 5 praias de Montréal!


Por Simone Santos


Um dos maiores prazeres do verão em Montreal é passar um longo dia na praia: nadar, pegar um bronze , piquenique, passeios de barco, pedalinho, castelos de areia ou ainda bater uma bolinha na areia. Esses são ingredientes para desfrutar plenamente a temporada de verão. E não há necessidade de ir muito longe, sair do país e muito menos sair da cidade. Isso mesmo que você leu... não precisa sair de Montreal para ir a praia! Por aqui existem várias praias públicas de rio ou artificiais nos arredores de Montreal que são acessíveis em 30-40 minutos de carro; algumas delas são possíveis ir de transportes públicos ou ate mesmo de bicicleta.


A gente separou para você 5 dessas praias para descobrir neste verão:


1. Praia do  Parc Jean-Drapeau

Se você tem apenas algumas horas e não têm um meio de transporte, é possível tomar sol e se refrescar 5 minutos de metro do centro de Montreal, o Jean-Drapeau Park Beach .

Por ser de fácil acesso, ela é super cheia nos dias mais quentes e normalmente lota a capacidade máxima nas primeiras horas de abertura. Mas se você chegar de manhã (ele abre às 10 horas) você poderá desfrutar de algumas horas de relativa calma antes das multidões de banhistas.


Preços: $ 9 / adulto; $ 4,50 / infantil; $ 22,50 / família
Serviços oferecidos:
pedalinhos, caiaques e canoas, vestiários, armários (traga seu cadeado), snack-bar, trampolins.

2. Parque Natural Cap-Saint-Jacques

Localizado no extremo oeste de Montreal Island, a praia do Parque Natural de Cap-Saint-Jacques é facilmente acessível por transporte público. A paisagem encantadora promete um dia maravilhoso: você não vai sentir que está próximos a cidade. Além disso, como a praia pode acomodar apenas um pequeno número de visitantes, ela se torna mais íntima e tranquila para aqueles que busca um dia para relaxar. A praia é também cercada por trilhas arborizadas. O pôr do sol sobre o lago é maravilhoso: vale a pena estender o dia para contemplar.
Preços: $ 4,50 / adulto;  $ 3 / criança
Serviços oferecidos:
Pesca, natação, caiaque, canoagem, fazenda nas proximidades, snack-bar, área de piquenique, churrascos são  permitidos.

3. Praia de Saint-Zotique

Com a gama de diferentes atividades que oferece, a agradável praia de Saint-Zotique agrada a todos os membros da família, do mais jovem ao mais velho. Está localizada a apenas 45 minutos de Montreal. Normalmente conta com música ambiente, fazendo você se sentir em férias.
A praia acomoda até 10.000 pessoas por dia e aos fins de semana de verão normalmente é bem agitada e cheia, mas ainda é possível alugar um acampamento rústico para noite e desfrutar de algumas horas na praia sem as multidões.
Preços:  $ 10 / adulto; 3-5 $ / criança
Serviços oferecidos:
Piscina Infantil, voleibol e campos de futebol, campos de tênis, canoagem, caiaque, área de piquenique e churrasco, sorveteria, aula de dança latina aos fins de semana, paintball, competição castelo de areia, estacionamento gratuito.


4. Parc national d'Oka


Localizado as margens do Lago entre duas Montanhas, com 7 km de comprimento o Parc national d'Oka recebe muitos banhistas por dia, no meio de uma área arborizada e um oásis verde.
Preços:$ 7,50 / adulto; $ 3,50 / infantil;  $ 15 / família
Serviços oferecidos:
Aluguel de barcos, área para acampamento, trilha para caminhadas, ciclovias, áreas para piquenique e churrasco.
Apenas 1 km da praia é monitorada, e fora desta área, você pode encontrar nudistas, então fique preparado para se deparar com pessoas nuas! Visite o site do parque para ver as atualizações diária


5.  Récré-O-Parc de Sainte-Catherine

Esta bela praia está localizada ao longo do rio  St. Lawrence na costa sul de Montreal e menos de 30 minutos do centro da cidade. O Récré-O-Parc de Sainte-Catherine oferece muitas atividades divertidas para toda a família
Preços:  $ 10 / adulto; 4-8 $ / infantil; $ 30 / família
Serviços oferecidos: 
Snack bar, quadras de vôlei, playground para crianças, pesca, área para piquenique, trilhas pavimentadas para caminhadas, bicicletas ou patins.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta na área de comentários, e teremos o prazer em te ajudar.

Para conhecer os cursos de inglês e francês da A.L.I, acesse nosso Site em português ou nossa comunidade no Facebook !

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Existe São João no Canadá?

Por Simone Santos


Saint Jean Baptiste Day o São João Canadense acontece anualmente no 24 de junho. É o dia da festa de São João Batista, um pregador judeu que batizou Jesus no Rio Jordão. É um dia de celebração no Québec e outras áreas do Canadá francês. Feriado Nacional também é conhecido como "la Saint-Jean",  "Fête nationale du Québec" e "Holiday Nacional du Québec".




 Dia Feriado

 

Saint Jean Baptiste Day é um feriado público na província canadense de Québec. Repartições públicas, correios e a maioria das lojas estão fechadas. Serviços de transporte público tem a  frota e horários reduzidos em alguns lugares, nas regiões rurais da cidade por exemplo existe a possibilidade do serviços ser completamente suspenso.


Símbolos e Cores


As flores-de-lis representam a flor de uma íris ou um lírio. A fleus-de-lis ( em frances ) também está associada com a Virgem Maria e sua pureza. Era um símbolo de língua francesa e dos seus reis depois que o rei Clóvis I se converteu ao cristianismo no ano 493. A bandeira do Quebec e as flores-de-lis são símbolos generalizados do Feriado Nacional do Quebec. Muitas pessoas optam por usar roupas azuis ou branco para as celebrações.


História


Festivais Midsummer, tais como aqueles relacionados com o solstício de junho, foram realizados na Europa há milhares de anos, quando as pessoas se converteram ao cristianismo, elementos foram combinados com dias de festas para santos cristãos. Na França, as comemorações em torno do dia da festa de São João foi amplamente apreciado e colonos franceses introduziram essas tradições para a América do Norte.
O tom patriótico das celebrações do dia de Saint Jean Baptiste começou em 1834. Naquele ano Ludger Duvernay, um jornalista influente, visitou as celebrações do Dia de São Patrício, em Montreal, e foi inspirado para criar um evento semelhante para os franco-canadenses. Em 1843, ele estabeleceu o Saint Jean Baptiste Society para promover a celebração do Feriado Nacional do Québec. Esta organização foi apoiada pela Igreja Católica, que viram isso como uma forma de promover o progresso social e moral. Em 1908, São João Batista foi designado como o santo padroeiro de Québec, para reforçar a ligação entre o Feriado Nacional do Québec e do patriotismo franco-canadense.

Em 1925 o Feriado Nacional do Québec tornou-se um feriado provincial. Depois da década de 1960, quando a estrutura da sociedade no Québec mudou , este feriado tornou-se mais político que religioso. No entanto, em 1977 ele foi reconhecido como o feriado "nacional" e o clima das celebrações aumentaram.

Festa, muita festa!


Vários eventos são organizados no dia de São João. Festas de grande porte, como shows de rock e jazz, torneios esportivos, desfiles e fogos de artifício, pequenas reuniões familiares ou entre vizinhos, vendas de garagem, piqueniques, churrascos, fogueiras e entretenimento para crianças. Os sinos das igrejas tocam neste dia e muitas têm festas (uma espécie de quermesse), bem-parecido com a nossa tradicional festa brasileira. Alguns eventos são realizados na noite do 23 de Junho e muitos são transmitidos ao vivo na televisão, rádio e na Internet. As celebrações são coordenadas pelo Mouvement National des Québécoises et des Québécois.



Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta na área de comentários e teremos o prazer em te ajudar.

Para conhecer os cursos de inglês e francês da A.L.I, acesse nosso Site em português ou nossa comunidade no Facebook !





quinta-feira, 2 de junho de 2016

Os melhores passeios de bike em Montreal

Por Simone Santos

Sustentável e ativo, o ciclismo é uma alternativa ideal para aqueles que desejam explorar a cidade na direção do vento. Montreal possui uma grande rede de ciclovias contando com mais de mais 650 km de extensão. A maior parte está localizada no sudoeste da ilha (LaSalle, bairros de Verdun, Sul-Oeste, Central, Ville-Marie,Plateau Mont-Royal, Villeray e -Saint-Michel-Parc-Extension).
Seja passeando pela cidade na rota dos festivais, eventos ciclísticos, pelas ciclovias ou através de grupos organizados, o que não vai faltar são opções e oportunidades para usar a magrela!


Eventos da cidade


Durante todo o verão, você pode traçar uma rota em torno dos inúmeros festivais de música, cultura e esportes que estão espalhados por toda a cidade. Eventos como: Museums Day, Festival Go vélo Montréal, Jardin Gamelin, Mile End en fleurs. Montreal completament cirque,Piknic Electronik, Festival Internacional de Jazz, Montreal Festival Pop entre outros

Eventos de ciclismo 


Com a chegada do verão, surge sempre novos eventos colocando duas rodas no centro das atenções. O Festival Go velo Montreal é um evento familiar que acontece nos dias 03 e 05 de Junho e conta com circuitos de até 130 km com níveis leve e moderado. De 9 a 11 de setembro teremos a 7 edição do  Grand Prix Cycliste de Montreal, que contará com ciclistas de alto nível e profissionais de todo mundo.

Ciclovias 


A ciclovia do Canal Lachine é um maravilhoso circuito no oeste da ilha as margens do rio e se estende por quase 15 km ao longo de um canal de água ainda em funcionamento, passa ndo pelo Old Port e mercado Atwater. O passeio poderá se estender até o bairro de LaSalle que oferece também lindas paisagens.

O Parc Jean-Drapeau, localizado na îles Ste-Hélène et Notre-Dame, as margens do rio Saint-Laurent e ao sul do centro da cidade conta com 25 km de pista de ciclismo e é incluído como parte da Route verte du Québec, o caminho mais longo na América do Norte, e a trilha Trans Canada, a mais longa trilha de recreação no mundo. Para chegar lá, você poderá ir pedalando a partir do old port ou pegando a Ponte Jacques Cartier. Se preferir ainda poderá ir de metrô (em Montreal as bicicletas são permitidas no último vagão de cada trem) e descer na estação Jean-Drapeau.


Aluguel de bicicletas 


Alguns pontos da cidade alugam bikes como por exemplo a loja Fitz e Follwell  que aluga bicicletas de todos os tipos, oferece passeios individuais ou em grupos em torno da cidade. Mais ao sul da cidade, perto do tradicional Mercado Atwater, a  My Bicyclette se especializa em aluguel e passeios no Canal Lachine, que é um ex-berço industrial revitalizado que possui longas trilhas ao longo do rio St. Lawrence e muito mais. Nao podemos deixar de mnencionar a BIXI , o mais popular servico de aluguel em Montreal. Está ativo desde 2009, e cobro  toda a cidade, este ano incluiu mais terminais de bicicleta instalados em diferentes de diversos bairros,parques e áreas turísticas.
Para os amantes de café existe uma quantidade razoável de locais "bike-friendly", com a possibilidade de deixar a sua bicicleta, inflar seus pneus tomar aquele cafézinho no fim da tarde. Agora é só pegar a sua  bike e boa pedalada!



Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta na área de comentários e teremos o prazer em te ajudar.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

15 Museus gratuitos em Montreal


Por:Simone Santos

Montreal é uma cidade que respira arte, além dos museus a céu aberto e da grande quantidade de grafites que colorem a cidade e dão um charme todo especial , a cidade mais européia da América do Norte tem uma quantidade incrível de Museus. E se não bastasse a maioria dos museus tem um dia que a entrada é gratuita ou 50% de desconto. Existe também   um dia no ano em que todos os museus da cidade tem entradas gratuitas e que ocorre normalmente no fim de maio, mas que como nao poderia ser diferente o evento conta com grandes filas e horas de espera. Então se você prefere ir em um dia mais tranquilo e mesmo assim se beneficiar de entrada gratuita, a gente te dá uma mãozinha! Ai está uma lista com 15 museus que oferecem essa opção.


Fonte Foto: Flickr.


1. Musée des beaux arts Montréal - 1380 Rue Sherbrooke O, Montréal, QC H3G 1J5
Entrada gratuita todos os últimos domingos de cada mês e nas quartas - feiras após 17:00 hs 50% de desconto

2. Musée d’art contemporain de Montréal 185 Rue Ste-Catherine O, Montréal, QC H2X 3X5
50% de Desconto todas as noites de quarta feira

3. Centre Canadien d’architecture-1920 Rue Baile, Montréal, QC H3H 2S6
Gratuito todas as quintas – feiras a partir de 17:30

4. Centre d’exposition de l’Université de Montréal- University of Montreal, 2940 Chemin de la Côte-Sainte-Catherine, Montréal, QC H3S 2C2
Entrada gratuita

5. Centre d’exposition La Prison-des-Patriotes- 905 Avenue de Lorimier, Montréal, QC H2K 3V9
Entrada gratuita

6. Centre historique des Sœurs de Sainte-Anne -1280 Boulevard Saint Joseph,  QC H8S 2M8
Entrada gratuita

7. Château Ramezay Musée et site historique de Montréal - 280 Notre-Dame East Street, Montréal, QC H2Y 1C5
Entrada gratuita para o Jardin du Governateur

8. Cinémathèque québécoise -335 Boul de Maisonneuve E, Montréal, QC H2X 1K1
Entrada gratuita para exposições

9. DHC/ART Fondation pour l’art contemporain -451 Rue Saint Jean, Montréal, QC H2Y 2R5
Entrada gratuita

10. Galerie d’art Stewart Hall - 176 BORD DE LAC, Pointe-Claire, QC
Entrada gratuita

11. Maison Nivard-De Saint-Dizier, musée et site archéologique 7244 Boulevard LaSalle, Verdun, QC H4H 1R4
Entrada gratuita

12. Musée commémoratif de l’Holocauste à Montréal - 5151 Chemin de la Côte-Sainte-Catherine, QC H3W 1M6
Entrada gratuita todos os primeiros domingos de cada mês

13. Musée de l’Oratoire Saint-Joseph du Mont-Royal-3800 Chemin Queen Mary, Montréal,
QC H3V 1H6
Entrada gratuita de maio a outubro para os jardins du chemin de la croix

14. Musée de Lachine - Chemin du Musée, Montréal, QC H8S 4L9
Entrada gratuita

15. Musée Redpath -859 Rue Sherbrooke O, Montréal, QC H3A 0C4
Entrada gratuita

Para conhecer os cursos de inglês e francês da A.L.I.
Acesse nosso Site em português ou nossa comunidade no Facebook !




terça-feira, 17 de maio de 2016

Top 5 piscinas de Montreal!


Por Simone Santos

Esta aberta a temporada de piscinas em Montreal! Retangulares ou redondas, aquecidas ou ao ar livre, com ou sem atividades, o fato é que todo mundo gosta de cair numa boa piscina.
A primavera ja está ai e com ela vem uma temperatura perfeita para cair na água. Que tal começar a se preparar para aquele delicioso mergulho? Aqui está uma seleção das 5 mais bonitas e interessantes piscinas de Montreal.


1- COMPLEXO AQUÁTICO PARC JEAN-DRAPEAU
1, Circuit Gilles Villeneuve, em Montreal : (514) 350-0000

Muito popular e facilmente acessível por metro, o complexo é composto de uma piscina pública, mas é também uma piscina de competição. Como ele está localizado perto de um parque e uma praia artificial (Quem disse que no Canadá não tem praia? :-)),  você poderá passar o dia inteiro sem ficar entediado.


2- VERDUN NATATORIUM
6500 LaSalle Boulevard Montreal 514 765-7230

Inaugurado em 1940 ele é uma das mais antigas piscina exterior da província. Desde a sua estréia manteve um estilo Art Decor e vista para o rio. Em 2005 foi inaugurada uma piscina infantil aquecida para a alegria da garotada.

3- PISCINA AO AR LIVRE NO ROYAL VICTORIA HOSPITAL
687 Pine Avenue West, Montreal

Originalmente a piscina era reservada para funcionários do hospital e da Universidade McGill. Atualmente esta liberada para o público em geral. Por ser um ambiente anglófono o local é ideal para pratica de inglês e fazer novos amigos. Crianças não são permitidas.

4- LAURIER PISCINA
5200, rue de Brébeuf, Montreal (514) 872-4050

Localizada no parque Laurrier, oferece muita diversão para toda a família, piscina adulta e infantil, guarda-sóis, pista ciclavel. Por estar dentro de um parque é muito comum aproveitar o dia para fazer um churrasquinho com a família ou entre amigos. O francês é a língua mais falada nos arredores.

5- OLYMPIC PARK SPORTS CENTRE
4141 Pierre-De Coubertin Avenue 514 252-4141

Além de um grande estádio e museu. O parque olímpico conta também com um centro esportivo completo. Com várias atividades recreativas e cursos. Nado sincronizado, pólo aquático e mergulho são algumas das especialidades do local.

Agora é so arrumar a roupa de banho e cair na piscina!

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta na área de comentários, e teremos o prazer em te ajudar.

Para conhecer os cursos de inglês e francês da A.L.I, acesse nosso Site em português ou nossa comunidade no Facebook !

quinta-feira, 12 de maio de 2016

As melhores cidades próximas de Montreal para visitar


Por Simone Santos

Mesmo com apenas alguns dias de férias, é possível encontrar atividades e interessantes passeios a algumas horas de distância de Montreal. Se o objetivo é descansar, descobrir novas paisagens, relaxar  ou fazer uma viagem cultural não há necessidade de ir pra muito longe. Olha só essas dicas!


Lake Canada

Lake Placid - 186 km

A pequena cidade de 2600 habitantes, está localizada no coração de Adirondacks, ao longo do Lago Mirror ( o Lake Placid está localizado ao norte da cidade), no Estado de Nova York. Apesar de pequenas lojas, restaurantes e spas que podemos encontrar, o esporte é o centro das atenções! Lake Placid foi sede duas vezes dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1932 e 1980, sendo possível visitar algumas das antigas instalações .
Dica: Para uma caminhada de nível irtermediária não perca o Mont Cascade!

Thousand Islands - 238 km 

Mil Ilhas é um arquipélago na fronteira entre os Estados Unidos, Canadá e o rio St.
Canada- 1000 ilhas
Lawrence. Fica localizada no nordeste do lago Ontário. Embora chamada de mil ilhas, há exatamente 1.865 ilhas; algumas têm mais de 100 km2, enquanto outras são minúsculas e lá fica apenas aves marinhas migratórias. O número de ilhas foi determinada utilizando o critério de que qualquer ilha deve estar acima do nível da água durante 365 dias por ano. Para apreciar a paisagem, muitos cruzeiros são oferecidos em Rockport, Gananoque e Kingston. Você terá a oportunidade de visitar o famoso Boldt Castelo, a linda ilha Zavikon e ainda a menor ponte de fronteira internacional no mundo.
Dica: Por que não aproveitar a oportunidade para dar um pulo até Sandbanks e passar um dia na praia?

Saguenay- 482 km

Seja uma road trip, de caiaque ou até mesmo de bike, você irá amar a rotas cênicas que Saguenay oferece.
Encontrará festivais culturais, roteiros de esportes de aventura ou simplesmente relaxar.
Uma grande pedida é  visitar o  Parc national de la Pointe-Taillon onde fica um  famoso e lindo lago azul, ingrediente para um refúgio perfeito para os casais apaixonados :-)! Não podemos deixar de ressaltar a lendária hospitalidade dos nativos que são sempre muito simpáticos e receptivos .
Dica: Pegue a Rodovia 172 que leva você de Tadoussac até Saguenay. Não se esqueça de passar pelo Parc national des Monts-Valin em Sainte-Rose-du-Nord, uma das menores e linda cidade do Quebec.

 Le Parc National Acadie - 552 km


Quebec
O parque integra uma grande parte da l’île des Monts Déserts e ilhas da costa atlântica do Maine.
Entre o Mont Cadillac e da bela praia de Sand Beach, o  Parc national reúne atividades para todos os gostos, tanto para aqueles que gostam de caminhar na natureza ou para os amantes da praia.
Dica : Visitar a  pitoresca cidade de Harbor, localizada no extremo nordeste da ilha .

Niagara Falls - 671 km

Embora certamente um dos maiores destinos turísticos no Canadá, há muitas maneiras de descobrir esta maravilha do mundo, tais como as atrações "Maid of the Mist" e "Journey Behind the Falls". Lembre-se de fazer uma caminhada à noite para observar um espetáculo de luz e cores nas cascatas.
Dica: Bem próximo da área mais baladada da cidade ao norte do lago Ontário, estão as  pequenas vinicolas onde se pode visitar e provar os vinhos locais. Visita imperdível!

Niagara Falls - Imperdível



Gaspésie 985 km


Um viagem a Gaspésie é um lendário circuito no Quebec. Em 2013, a National Geographic Traveler incluiu a cidade na sua lista 50 destinos no Canadá que se deve absolutamente visitar. Neste circuito você encontrará paisagens de tirar o fôlego e aproveitar a brisa do mar.
A rodovia 132 te leva a um lugar magnífico que é a bela cidade de Kamouraska, que tem a tradição de ter o mais belo pôr do sol do mundo!
Dica: Visitar o Percé Rock e pegar um barco para  Ilha de Bonaventure não podem ficar de fora.



Ficou com "água na boca" né? Se tiver alguma dúvida é só deixar um recadinho ai embaixo nos comentários :-)!



segunda-feira, 9 de maio de 2016

4 Motivos para fazer um intercâmbio!


Por Simone Santos

Sonho para alguns e realidade para outros, a verdade é que hoje uma segunda língua, como por exemplo inglês ou francês e uma experiência no exterior tornou-se um requisito mínimo no currículo para aqueles que desejam ocupar um lugar importante na empresa, fazer aquela faculdade no exterior que você tanto deseja ou talvez até mudar de país!
Quais são as razões que levam a decisão de estudar fora? Quais são os benefícios deste tempo gasto em uma terra estranha? Veremos diferentes benefícios, alguns são menos óbvios que outros, mas uma coisa é garantida : fazer intercâmbio é uma experiência gratificante e inigualável!


Viajar é preciso!

 1- Aprender ou melhorar um idioma



Para se tornar bilíngüe, você tem que praticar muito e não tem coisa melhor do que estar no país para falar, ler e ouvir nativos em tempo integral. Não podemos discordar que praticando regularmente, dentro e fora da classe as chances de você atingir a fluência rapidamente são muito maiores.
Do you speak English? Profissionalmente, ter uma segunda língua facilita a inserção e ascensão na hierarquia  pois,  normalmente uma posição de responsabilidade pode exigir comunicação com o parceiros, compradores ou vendedores no exterior,  ou muitas vezes os sócios da empresa são estrangeiros e você precisará se comunicar com eles. Se sua intenção mudar de emprego ou procurar um novo, você vai ficar no topo da lista graças a esse pequeno grande detalhe que lhe dará uma vantagem sobre aqueles que nunca estudaram no exterior. Na questão pessoal, além do fato de que é sempre legal falar vários idiomas e impressionar os amigos, você poderá viajar o mundo e se comunicar tranqüilamente. Se você tem o sonho de imigrar ou estudar em uma universidade estrangeira, o fato de ser fluênte  vai te facilitar em todos os passos para ser aceito nas universidades, no processo de imigração e principalmente na  recolocação profissional no pais escolhido para imigrar.

2- Descobrir uma nova cultura 


A globalização e a internet tem padronizado a maioria das culturas, mas não completamente! Cada país e cultura ainda tem as suas particularidades. Será muito interessante descobrir outras formas de vida e pensamento e isto lhe dará uma mente mais aberta. Você vai perceber que existem diferentes formas de pensar, diferente comidas, modo de se vestir, se comportar e perspectiva do mundo. Fazer um programa de intercâmbio realmente te fará viver e sentir a cultura local, conhecer a rotina e estilo de vida das pessoas, permitindo conhecer, compreender e respeitar melhor as diferenças culturais.


3-  Fazer novas amizades


O intercâmbio permite também conhecer novas pessoas, e é maravilhoso como nós brasileiros têm uma facilidade incrível de fazer novos amigos! 
 Após o seu retorno, você terá uma grande lista de amigos que vivem em todo o planeta e você poderá visita-los em seus países e vice-versa. Quem sabe até encontrar um grande amor! Isso é demais não?

4- Auto-conhecimento


Uma viagem para o desconhecido vai fazer você amadurecer e te tirar da zona de conforto! Fazer com que você passe a ser uma pessoa proactiva no campo pessoal e profissional,  e a pro-atividade é uma das qualidades muito procurada e pouco encontrada pelas empresas e recrutadores  nos dias atuais. Será  uma oportunidade única para impulsionar a autoconfiança e autonomia! Você aprenderá a se conhecer, abrir a mente para novas coisas/pessoas e ainda desenvolver a independência.


Para a Coordenadora de moda e estudante de inglês da A.L.I., Juliana Chagas a melhor experiência é poder viver em uma nova cultura, exercitar a língua de estudo e conhecer pessoas de diferentes países e culturas. O maior beneficio é otimizar o tempo de estudo/prática pois no Brasil o processo é menos ágil !

Finalmente, estudar fora é definitivamente e sem dúvida uma experiência inesquecível e enriquecedora! Você nunca será o mesmo após viver esses dias ! Esse período sempre será lembrado como um dos melhores momentos da sua vida. É garantido :-)!


Para conhecer os cursos de  inglês e francês da A.L.I.
Acesse nosso Site em português ou nossa comunidade no Facebook !

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Top 5 Melhores Bairros de Montreal

Por Simone Santos

Localizada na província do Québec e com quase quatro milhões de habitantes, Montreal é uma cidade que por si mesma, já tem um charme todo especial. Elegante e festiva ela é a maior cidade de língua francesa do mundo depois de Paris. Montreal é considerada a capital do bilingüismo na América do Norte. Atualmente vem ganhando destaque como ponto turístico no Canadá e como principal destino de muitos estudantes, devido ao seu preço acessível e por toda segurança, conforto e diversão que oferece. Mas, quais são os melhores bairros para se viver? Qual bairro qual mais caro e luxuoso? Onde estão os brasileiros na cidade? Baladas, bares, restaurantes e agitação noturna, onde ficam? 


Baseado no preço médio do m2, segundo a Fédération des chambres immobilières du Québec (FCIQ), nós separamos para você um top 5 com os bairros mais procurados e badalados da cidade.


5-  Île des Sœurs


ile de soeurs
Localizada próximo ao centro da cidade a ilha é composta principalmente de casas de luxo, condomínios de prédios de classe média e casas unifamiliares.Tranqüilas, com muito verde e parques, o perfil dos moradores são famílias com crianças pequenas e aqueles que querem fugir da agitação do centro, porém ainda assim continuar próximos . Também há uma grande concentração de brasileiros e latinos. O acesso ao transporte público pode ser difícil dependendo da localidade da ilha. Em geral os moradores se locomovem de carro e talvez esse seja o único ponto negativo do bairro. O valor do m2 gira em torno de $359 CAN.

4- Sud Ouest


Sud Ouest
É composto dos bairros Saint-HenriPointe-Saint-Charles. Entre o canal Lachine e o mercado  Atwater está o bairro Saint Henri, que é servido por duas linhas de metro (laranja e verde) e com uma quantidade razoável de restaurantes na Rua Notre Dame. Pointe-Saint-Charles é o bairro mais antigo da cidade depois do Vieux-Montreal, fica localizado nos arredores da estação Charlevoix. Predominância de descendestes irlandeses, o francês é a língua mais falada. Após a abertura do canal Lachine que hoje passa no meio do bairro, ele vem crescendo a cada dia e fazendo com que o M2 seja valorizado. A média do Sud-Ouest é de  $355 CAN.

3- Plateau Mont-Royal


PlateauSe você procura um local com grande concentração de músicos, artistas, artesões e vida noturna agitada, seu lugar é o Plateau. Localizado entre as estações de Metrô Laurrier e Mont Royal, o bairro conta com alta densidade de portugueses e  franceses. Nas proximidades fica o lindo parque Lafontaine, avenida Mont Royal e a rua Laurrier com seus charmosos cafés franceses. Lá fica também alguns dos mais famosos restaurantes e bares de Montreal como La banquise ( A melhor poutine da cidade ), Rockette, Barraca, Chez Baptiste entre outros. Existe algumas ruas mais tranqüilas onde se pode encontrar famílias com crianças pequenas, mas a grande maioria dos moradores são universitários e jovens casais. O preço médio do m2 varia entre $347 e $361 dólares canadenses.


2- Ville Marie


Ville Marie
Ville-Marie é a região entre o sul do parque Lafontaine e o centro da cidade, nele esta localizado o bairro chinês ( chinatown), Velho Montreal, Village Gay, e o animadíssimo Quartier Latin com uma grande quantidade de restaurantes, bares e baladas. As opções de transportes são muitas, incluindo a estação de metrô principal da cidade BERRI-UQAM, onde é possível mudar facilmente de linhas. Somente 7% dos moradores são crianças, devido a agitação noite e dia,  o bairro não é recomendável para os pequenos. Tanto o francês quanto o inglês é altamente falado nos arredores , sendo ele totalmente bilíngüe Se s você quiser praticar tanto uma língua quanto a outra e morar onde tudo acontece, Ville-Marie é uma ótima escolha.


1-Centre de la Ville


Centre de la Ville
Em primeiro lugar está a região do Centre de la ville que reúne 3 bairros: Outremont, Ville-Mont-Royal e Westmount. Além de ser um ponto central da cidade, é um dos locais mais silenciosos da metrópole. As ruas possuem árvores centenárias, casas antigas e tradicionais construidas de pedra. É também a região mais cara da cidade. Esta servida por varias linhas de ônibus e  metrô. O inglês é predominante na região e por isso um ótimo lugar para quem quer praticar o inglês e viver com luxo. O valor médio do m2 gira em torno $369 dólares canadenses. No bairro de Westmount está localizada a casa mais cara da cidade avaliada em 18,7 milhões de dólares.

Em resumo o bairro mais adequado depende muito do perfil de cada um e das necessidades, onde será o trabalho, escola, se tem crianças, se irá precisar se locomover todos os dias, se prefere morar  na área agitada ou calma da ilha. Em geral Montréal é muito bom pra se viver com serviço de transporte público estruturado, segura, limpa, gastronomia refinada, muitos parque e incríveis festivais de verão.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta na área de comentários, e teremos o prazer em te ajudar.