Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2016

4 Motivos para fazer um intercâmbio!


Por Simone Santos

Sonho para alguns e realidade para outros, a verdade é que hoje uma segunda língua, como por exemplo inglês ou francês e uma experiência no exterior tornou-se um requisito mínimo no currículo para aqueles que desejam ocupar um lugar importante na empresa, fazer aquela faculdade no exterior que você tanto deseja ou talvez até mudar de país!
Quais são as razões que levam a decisão de estudar fora? Quais são os benefícios deste tempo gasto em uma terra estranha? Veremos diferentes benefícios, alguns são menos óbvios que outros, mas uma coisa é garantida : fazer intercâmbio é uma experiência gratificante e inigualável!


Viajar é preciso!

 1- Aprender ou melhorar um idioma



Para se tornar bilíngüe, você tem que praticar muito e não tem coisa melhor do que estar no país para falar, ler e ouvir nativos em tempo integral. Não podemos discordar que praticando regularmente, dentro e fora da classe as chances de você atingir a fluência rapidamente são muito maiores.
Do you speak English? Profissionalmente, ter uma segunda língua facilita a inserção e ascensão na hierarquia  pois,  normalmente uma posição de responsabilidade pode exigir comunicação com o parceiros, compradores ou vendedores no exterior,  ou muitas vezes os sócios da empresa são estrangeiros e você precisará se comunicar com eles. Se sua intenção mudar de emprego ou procurar um novo, você vai ficar no topo da lista graças a esse pequeno grande detalhe que lhe dará uma vantagem sobre aqueles que nunca estudaram no exterior. Na questão pessoal, além do fato de que é sempre legal falar vários idiomas e impressionar os amigos, você poderá viajar o mundo e se comunicar tranqüilamente. Se você tem o sonho de imigrar ou estudar em uma universidade estrangeira, o fato de ser fluênte  vai te facilitar em todos os passos para ser aceito nas universidades, no processo de imigração e principalmente na  recolocação profissional no pais escolhido para imigrar.

2- Descobrir uma nova cultura 


A globalização e a internet tem padronizado a maioria das culturas, mas não completamente! Cada país e cultura ainda tem as suas particularidades. Será muito interessante descobrir outras formas de vida e pensamento e isto lhe dará uma mente mais aberta. Você vai perceber que existem diferentes formas de pensar, diferente comidas, modo de se vestir, se comportar e perspectiva do mundo. Fazer um programa de intercâmbio realmente te fará viver e sentir a cultura local, conhecer a rotina e estilo de vida das pessoas, permitindo conhecer, compreender e respeitar melhor as diferenças culturais.


3-  Fazer novas amizades


O intercâmbio permite também conhecer novas pessoas, e é maravilhoso como nós brasileiros têm uma facilidade incrível de fazer novos amigos! 
 Após o seu retorno, você terá uma grande lista de amigos que vivem em todo o planeta e você poderá visita-los em seus países e vice-versa. Quem sabe até encontrar um grande amor! Isso é demais não?

4- Auto-conhecimento


Uma viagem para o desconhecido vai fazer você amadurecer e te tirar da zona de conforto! Fazer com que você passe a ser uma pessoa proactiva no campo pessoal e profissional,  e a pro-atividade é uma das qualidades muito procurada e pouco encontrada pelas empresas e recrutadores  nos dias atuais. Será  uma oportunidade única para impulsionar a autoconfiança e autonomia! Você aprenderá a se conhecer, abrir a mente para novas coisas/pessoas e ainda desenvolver a independência.


Para a Coordenadora de moda e estudante de inglês da A.L.I., Juliana Chagas a melhor experiência é poder viver em uma nova cultura, exercitar a língua de estudo e conhecer pessoas de diferentes países e culturas. O maior beneficio é otimizar o tempo de estudo/prática pois no Brasil o processo é menos ágil !

Finalmente, estudar fora é definitivamente e sem dúvida uma experiência inesquecível e enriquecedora! Você nunca será o mesmo após viver esses dias ! Esse período sempre será lembrado como um dos melhores momentos da sua vida. É garantido :-)!


Para conhecer os cursos de  inglês e francês da A.L.I.
Acesse nosso Site em português ou nossa comunidade no Facebook !

Nenhum comentário:

Postar um comentário