Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Top 5 Melhores Bairros de Montreal

Por Simone Santos

Localizada na província do Québec e com quase quatro milhões de habitantes, Montreal é uma cidade que por si mesma, já tem um charme todo especial. Elegante e festiva ela é a maior cidade de língua francesa do mundo depois de Paris. Montreal é considerada a capital do bilingüismo na América do Norte. Atualmente vem ganhando destaque como ponto turístico no Canadá e como principal destino de muitos estudantes, devido ao seu preço acessível e por toda segurança, conforto e diversão que oferece. Mas, quais são os melhores bairros para se viver? Qual bairro qual mais caro e luxuoso? Onde estão os brasileiros na cidade? Baladas, bares, restaurantes e agitação noturna, onde ficam? 


Baseado no preço médio do m2, segundo a Fédération des chambres immobilières du Québec (FCIQ), nós separamos para você um top 5 com os bairros mais procurados e badalados da cidade.


5-  Île des Sœurs


ile de soeurs
Localizada próximo ao centro da cidade a ilha é composta principalmente de casas de luxo, condomínios de prédios de classe média e casas unifamiliares.Tranqüilas, com muito verde e parques, o perfil dos moradores são famílias com crianças pequenas e aqueles que querem fugir da agitação do centro, porém ainda assim continuar próximos . Também há uma grande concentração de brasileiros e latinos. O acesso ao transporte público pode ser difícil dependendo da localidade da ilha. Em geral os moradores se locomovem de carro e talvez esse seja o único ponto negativo do bairro. O valor do m2 gira em torno de $359 CAN.

4- Sud Ouest


Sud Ouest
É composto dos bairros Saint-HenriPointe-Saint-Charles. Entre o canal Lachine e o mercado  Atwater está o bairro Saint Henri, que é servido por duas linhas de metro (laranja e verde) e com uma quantidade razoável de restaurantes na Rua Notre Dame. Pointe-Saint-Charles é o bairro mais antigo da cidade depois do Vieux-Montreal, fica localizado nos arredores da estação Charlevoix. Predominância de descendestes irlandeses, o francês é a língua mais falada. Após a abertura do canal Lachine que hoje passa no meio do bairro, ele vem crescendo a cada dia e fazendo com que o M2 seja valorizado. A média do Sud-Ouest é de  $355 CAN.

3- Plateau Mont-Royal


PlateauSe você procura um local com grande concentração de músicos, artistas, artesões e vida noturna agitada, seu lugar é o Plateau. Localizado entre as estações de Metrô Laurrier e Mont Royal, o bairro conta com alta densidade de portugueses e  franceses. Nas proximidades fica o lindo parque Lafontaine, avenida Mont Royal e a rua Laurrier com seus charmosos cafés franceses. Lá fica também alguns dos mais famosos restaurantes e bares de Montreal como La banquise ( A melhor poutine da cidade ), Rockette, Barraca, Chez Baptiste entre outros. Existe algumas ruas mais tranqüilas onde se pode encontrar famílias com crianças pequenas, mas a grande maioria dos moradores são universitários e jovens casais. O preço médio do m2 varia entre $347 e $361 dólares canadenses.


2- Ville Marie


Ville Marie
Ville-Marie é a região entre o sul do parque Lafontaine e o centro da cidade, nele esta localizado o bairro chinês ( chinatown), Velho Montreal, Village Gay, e o animadíssimo Quartier Latin com uma grande quantidade de restaurantes, bares e baladas. As opções de transportes são muitas, incluindo a estação de metrô principal da cidade BERRI-UQAM, onde é possível mudar facilmente de linhas. Somente 7% dos moradores são crianças, devido a agitação noite e dia,  o bairro não é recomendável para os pequenos. Tanto o francês quanto o inglês é altamente falado nos arredores , sendo ele totalmente bilíngüe Se s você quiser praticar tanto uma língua quanto a outra e morar onde tudo acontece, Ville-Marie é uma ótima escolha.


1-Centre de la Ville


Centre de la Ville
Em primeiro lugar está a região do Centre de la ville que reúne 3 bairros: Outremont, Ville-Mont-Royal e Westmount. Além de ser um ponto central da cidade, é um dos locais mais silenciosos da metrópole. As ruas possuem árvores centenárias, casas antigas e tradicionais construidas de pedra. É também a região mais cara da cidade. Esta servida por varias linhas de ônibus e  metrô. O inglês é predominante na região e por isso um ótimo lugar para quem quer praticar o inglês e viver com luxo. O valor médio do m2 gira em torno $369 dólares canadenses. No bairro de Westmount está localizada a casa mais cara da cidade avaliada em 18,7 milhões de dólares.

Em resumo o bairro mais adequado depende muito do perfil de cada um e das necessidades, onde será o trabalho, escola, se tem crianças, se irá precisar se locomover todos os dias, se prefere morar  na área agitada ou calma da ilha. Em geral Montréal é muito bom pra se viver com serviço de transporte público estruturado, segura, limpa, gastronomia refinada, muitos parque e incríveis festivais de verão.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta na área de comentários, e teremos o prazer em te ajudar.

Um comentário:

  1. Seria muito interessante fazer uma matéria sobre opções de moradia para estudantes da Ali. Levando em consideração proximidade com metrô e custo benefício. Assim ajudaria o estudante que está chegando em Montreal.

    ResponderExcluir