Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Adeus ano velho, feliz ano novo!


Pois é pessoal, mais um ano se passou e temos muita história pra contar não é mesmo?  Estamos naquela época do ano em que paramos pra refletir sobre os acontecimentos do ano que passou e nos preparamos para começar um ano novo cheio de energia e novos sonhos. Hoje vamos falar um pouquinho sobre como é comemorado a virada de ano novo aqui nas terras geladas.

A Véspera de Ano Novo aqui no Canadá não é muito diferente do Brasil não. Aqui, como em nosso país de origem muitas pessoas participam de festas ou outros eventos especiais para marcar o fim de um ano e o início do próximo. Os encontros sociais vão desde pequenas festas com familiares e alguns bons amigos em casa como grandes shows ao ar livre com música ao vivo, dança e até fogos de artifício. A maioria dos eventos começam no fim de tarde do dia  31 e continuam até as primeiras horas de 1º  de Janeiro.

Velho Porto de Montreal

Comemorar o ano novo com champanhe também é algo muito comum por aqui. Muitas pessoas marcam a meia-noite abrindo garrafas de champanhe ou vinho espumante para um brinde ao Ano Novo e para a saúde de todos os presentes. Outras pegam um curto período de férias para apreciar a beleza natural do Canadá ou para participar dos esportes de inverno, como esqui e snowboard por exemplo. Nas áreas rurais ao norte do Canadá, particularmente no Quebec, algumas pessoas passam a noite toda em um lago congelado com um grupo de bons amigos pescando peixes através de buracos no gelo.

No dia 31 as lojas em geral são abertas, porém, elas podem fechar mais cedo do que o de costume. Bares, restaurantes e clubes noturnos podem ter horários especiais e talvez diferentes políticas de entrada. O serviço de transporte público funciona geralmente como de costume na parte da manhã e início da tarde, mas eles podem oferecer um serviço um pouco reduzido ou até fechar completamente no início da noite. Em algumas grandes cidades pode haver serviços de transportes extras no final da noite de 31 de dezembro e as primeiras horas do dia 1° de Janeiro para que as pessoas a voltem para casa das celebrações do Ano Novo com segurança. Pra quem não teve a oportunidade ainda de passar a virada do ano em Montreal, poderia começar a pensar na possibilidade, a cidade é realmente encantadora durante essa época do ano.

Não importa aonde você irá passar a virada do ano, o que importa estar com as pessoas que fizeram parte da sua jornada no ano em que se passou. Nós da ALI desejamos um feliz e próspero ano novo pra todos vocês! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário