Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Como fazer do seu intercâmbio uma experiência transformadora

Ser um estudante de intercâmbio nem sempre é uma tarefa fácil. Tanto que às vezes acabamos nos esquecendo dos momentos em que desejávamos fazê-lo mais do que tudo e que era a nossa meta de vida tão almejada. Mas é importante lembrar que a vida passa num piscar de olhos e deixar de aproveitar o momento e as oportunidades é como desperdiçar todo o trabalho árduo que você fez até agora para conseguir chegar aonde está, pois quando o intercâmbio acabar você com certeza vai querer voltar no tempo, acredite! Por isso, listamos algumas dicas de como aproveitar ao máximo o seu intercâmbio para que seja uma experiência transformadora em sua vida.

Para quem deseja fazer um intercâmbio um dia: Esta lista pode parece um pouco óbvia para você, mas acredite, um dia durante o seu intercâmbio você irá lutar contra uma dessas coisas e será algo super normal, pois faz parte do processo de adaptação, o que você tem que ter em mente é de aproveitar ao máximo a sua experiência de intercâmbio.

Para quem já está fazendo um intercâmbio: O objetivo deste post não é lhe dizer que você está fazendo errado, a nossa intenção é que por meio dessa lista você possa lembrar que o intercâmbio é uma fase muito preciosa e que você deverá tirar o máximo de proveito dessa experiência para que no futuro você não fique com o sentimento de que faria diferente se tivesse uma segunda chance.

1 - Diga sim para novas experiências - Sua host family te convidou para um jantar em família? Te ofereceram um prato típico com uma cara um pouco estranha?Apenas diga sim e se abra a novas oportunidades, mesmo se você acabar em situações estranhas, você sempre terá uma boa história para contar depois.



2 - Tome iniciativa - Não espere pelos outros pra fazer as coisas que você mais gosta e descobrir novos lugares, é muito comum ver os estudantes andando em grupos e fazendo as mesmas coisas juntos, principalmente quando eles falam a mesma língua, mas pode acontecer de você sentir o desejo de fazer algo que talvez seus novos amigos intercambistas não estejam muito afim, mas não deixe isto te desmotivar, vá e faça aquilo que você desejar. Lembre-se que é o seu intercâmbio e não o deles, é você quem vai decidir o que fazer com o seu tempo durante o seu intercâmbio, e as outras pessoas não têm qualquer obrigação para com você. Você quer fazer algo novo e divertido? Então não fique esperando alguém te convidar, faça acontecer!

                                                       totalliberdade.com

3 - Não desperdice seu tempo em casa ou na internet - É claro que todo mundo sente saudades da família e amigos, mas conversando com eles durante horas só vai tornar tudo mais difícil. Por isso não gaste tanto tempo no Facebook, Skype ou WhatsApp, ou pelo menos tente administrar o seu tempo para que você consiga falar com os seus familiares no Brasil sem que isso te faça querer ficar em casa imaginando como seria se a sua família estivesse por perto. Esta é provavelmente uma das maiores lutas para estudantes de intercâmbio e é super compreensível, mas de vez em quando desligue o seu laptop, tablet ou celular e vá fazer alguma coisa! há tanta coisa legal lá fora pra descobrir e explorar.

4 - Seja colaborativo com a sua host family - Não importa o quão estranho ou irritante que eles possam parecer, essas pessoas decidiram abrir sua casa para você. Eles decidiram que queriam abrir o seu mundo e compartilhá-lo com você. Algumas famílias são mais fechadas do que outras, mas no final eles são a sua nova família e seria muito gentil da sua parte tratá-los com respeito e consideração. Não espere que a casa de família seja como um hotel, porque não é. Se eles pedem para que você não coma no quarto, simplesmente não o faça, porque é isso que as pessoas fazem quando eles vivem sob o mesmo teto.

                                                          flowtv.org


5 - Seja aberto as diferenças culturais - Alguns hábitos e costumes do país onde você estiver fazendo o seu intercâmbio podem parecer estranhos, mas lembre-se, há sempre uma razão por que eles fazem isso, e a maior razão é provavelmente que eles foram criados dessa forma da mesma forma que você foi criado fazendo as coisas de uma maneira diferente. E foi para isso que você veio; para aprender sobre as diferenças e atravessar essas barreiras culturais, em vez de julgá-los J

6 - Não tenha medo de cometer erros - Ninguém chega num país diferente sem nunca cometer erros, e ninguém vai te culpar se caso você cometer um. Pode parecer meio óbvio, mas é sempre melhor tentar e falhar do que nunca ter tentado. Vá firme nos seus objetivos e não tenha medo de errar, os erros também fazem parte da experiência, seja na vida ou numa viagem de intercâmbio, errar é aprender e amadurecer.

7 - Converse com alguém sobre os seus problemas - É sempre bom conversar com a sua host family ou com a instituição onde você estuda sobre os problemas que você estiver tendo. A única maneira de as pessoas saberem que você está se sentindo mal com alguma coisa é quando você falar. Um intercâmbio muitas vezes não é fácil e as pessoas vão (ou devem) entender isso. Dependendo do problema, falar com seus pais no Brasil pode provavelmente ser uma má ideia, pois eles ficaram facilmente preocupados especialmente pelo fato de eles não terem ideia de como é a cultura do país onde você está.

8 - Quando você não entender algo, apenas pergunte - Mesmo que você seja uma pessoa tímida, você vai aprender na raça sobre a importância de fazer perguntas, porque vai sempre existir uma situação em que você irá precisar de ajuda para entender algo. Perguntar é o melhor jeito de conhecer a cultura local, porque assim você não apenas entende o significado de algo, mas descobre o que há por trás dele.  Perguntar demais é quase que impossível para um estudante de intercâmbio.



9 - Faça amigos locais - Sim, os estudantes de intercâmbio são gente boa, mas não se prive a andar somente com essa galera que você conheceu na escola/universidade/college. Sabemos que você se sentirá mais confortável em fazer amigos que estão no mesmo barco que você, e vamos combinar que é muito fácil, pois sem muito esforço você pode conversar com eles como se já os conhecesse há muito tempo. Agora fazer bons amigos locais exige um pouco mais de esforço, você só precisa ser você mesmo e não se esquecer de onde você está. A melhor maneira de se envolver com a cultura local é fazendo amigos locais que podem te ensinar várias coisas interessantes sobre o país, hábitos e costumes. Você pode continuar saindo com os seus amigos intercâmbistas, só não se esqueça de encontrar um equilíbrio, pois seria frustrante depois de um tempo você notar que não tem nenhum amigo do seu país anfitrião com quem você possa conversar.

                                                           wwoof.net
10 – Pensamento positivo sempre - Como dissemos no começo deste post nem tudo são flores durante o intercâmbio, principalmente para quem vai estudar por um longo período de tempo. Por isso, a nossa principal dica é: nunca desista! Não importam as surpresas e frustrações que você encontrar no seu caminho. Você lutou muito pra chegar aonde chegou e não vai desistir agora né? Lembre-se sempre que tudo passa, tanto os momentos bons como os ruins, o que vai ficar é a experiência adquirida por meio das situações vividas. E no futuro você com certeza será grato por tudo o que viveu.

Tenha um ótimo final de semana! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário