Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A Revolução Tranquila no Quebec


Olá pessoal!

Pra quem acha história é assunto chato queremos provar com nosso poste de hoje que história pode sim ser bem interessante quando dedicamos algum tempo para entender os fatos. Hoje vamos falar um pouco sobre a história do Québec, especialmente sobre um fato que chama atenção por duas coisas: Uma mudança extremamente rápida na sociedade québécoise e a maneira pacífica como tudo aconteceu. Se você andou pesquisando algum dia sobre a sociedade québécoise já deve imaginar do que estamos falando. Isso mesmo : Revolucão tranquila ou se preferir no charmoso francês québécois : La Révolution Tranquille



Revolução porque é devido a este movimento que grandes e importantes mudanças aconteceram. Tranquila porque tudo aconteceu de um modo “calmo” digamos assim, sem violência, sem quebra-pau, vandalismo, massacres, guerras, etc.

Hoje o impacto causado na sociedade québécoise pela revolução tranquila é sentido no modo de viver das pessoas, na crença, na política, na economia, etc. 
Todo este movimento que provocou grandes mudanças aconteceu em apenas 6 anos. De 1960 à 1966. Antes da revolução tranquila o cidadão franco-canadense vivia em sociedade sob controle da igreja católica. Aliás, o termo Québécois passou a ser adotado com o movimento, ou seja, houve uma transformação mesmo na identidade nacional, porque antes eles eram chamados apenas de franco-canadenses.

Na área da educação, a revolução tranquila trouxe um investimento enorme no Sistema de ensino público, inclusive a criação de um ministério da educação. Energia, produção, economia, todas estas áreas foram incentivadas e investimentos importantes aconteceram.

A igreja católica exercia dominação quase que absoluta sobre o Quebec. As famílias eram enormes, com 15 filhos normalmente, a mulher exercia um papel menos importante na sociedade, esta devia ficar em casa sendo uma boa esposa e cuidando da casa e dos filhos e preparando para que tudo estivesse em perfeita harmonia quando o marido chegasse em casa. Corrupção e fraude eleitoral eram comum no Quebec com a igreja fazendo campanha política abertamente usando o slogan Le ciel est bleu, l'enfer est rouge (O Céu é azul, o Inferno é vermelho) em referência às cores do partido de seu interesse. Tudo era controlado pela igreja: livros banidos, educação, instituições,hospitais,etc. 

Cansados de tanta opressão e conscientes de que as coisas deviam mudar, os liberais subiram no poder sob campanhas significativas com temas fortes como: Maîtres chez nous(Mestres em nossa própria casa) e Il faut que ça change(É preciso mudar). E foi no governo de Jean Lesage que as coisas começaram a mudar, a começar pela educação que passou por importantes reformas na época.



O cidadão québécois hoje é um reflexo de sua história, a família québécoise atual é pequena com poucos filhos(é válido lembrar que antes em alguns casos quem não tinha filhos podia ser ameçado de ser escumungado da igreja). A sociedade atual é basicamente composta de casais “amigados” já que o casamento por aqui é um pouco fora de moda, sem filhos ou com uma ou no máximo duas crianças. A mulher québécoise procura sua independência financeira e social e se orgulha de ser como é. As igrejas católicas hoje estão sendo fechadas por falta de fieis, elas viram museus, spás, livrarias, etc. 

A igreja se tornou uma “persona non grata” na vida dos québécois que usam até mesmo palavras sagradas distorcidas como xingamentos e palavrões, mas isso é curiosidade que você deve ficar ligado porque virá num próximo poste, aguarde!

Por hoje é isso pessoal, esperamos que vocês tenham gostado de aprender um pouco sobre alguns fatos québécois que foram de suma importância para grandes transformações na sociedade quebequense.

À la prochaine!
See you later!

Nenhum comentário:

Postar um comentário