Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Um pouco sobre a música quebequense

Salut!

Que tal você lançar um desafio pessoal de aprender uma música estrangeira? O verdadeiro significado de aprender brincando. Topa?

Você certamente conhece a cantora Celine Dion, famosa e reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho. Mas sabia que ela é quebequense? Isso mesmo! É comum alguns pensarem que ela é americana. Há muitos outros cantores/bandas que você provavelmente pensou que eram americanos mas que são canadenses, como: Shania Twain, Simple Plan, Avril Lavigne, Nickelback, Lara Fabian, Nelly Furtado e Alanis Morissette . 

                                                 Celine Dion (pt.fanpop.com)

Pois bem, é sobre a influência musical na terra de Celine Dion que vamos falar hoje. Música, cultura, história, tudo isso junto e misturado. Com este post pretendemos trazer um pouco de música para sua vida. Queremos que sua leitura seja super interessante e divertida.

Quando exploradores franceses chegaram para explorar a terra que mais tarde seria a Nova França, os índios que aqui já estavam tocavam músicas e dançavam já há muitos de anos. Os franceses ficaram maravilhados com a diversidade de instrumentos e danças na sociedade indígena. No entanto, apesar desta s
ignificativa difusão da cultura musical indígena entre primeiros colonos, estes também trouxeram sua música. Músicos profissionais da época contribuíram para frear o avanço da cultura musical dos nativos, inclusive traduzindo músicas religiosas para a língua indígena.


                                            wikipedia.org


Instrumento musical indígeno (wikipedia.org)

As primeiras origens musicais de Quebec são derivadas principalmente da contribuição cultural dos franceses. Nas escolas da primeira metade do século XVII, as crianças aprendiam as músicas religiosas e também a tocar instrumentos musicais.        

Música na Nova França(Hoje Quebec) (mustrad.udenap.org)

Hoje os grandes clássicos da música dita quebequense, tem uma forte influência irlandesa. Bandas populares como, por exemplo, La bottine souriante (A bota sorridente) são muito semelhantes às muitas canções tradicionais irlandesas. Essa forte influência musical irlandesa no Quebec se deu devido à forte imigração de irlandeses no século passado que trouxe consigo parte de sua cultura.    

                                          acpo.on.ca

A música quebequense é representada hoje pela sua diversidade de estilos e grupos musicais. Os cabarées de Montreal na década de 1920 contribuiram também de alguma forma para esta diversidade. Na música tradicional de Quebec temos desde o pop, folk até o rock.
   
Não é só Celine Dion que representa o quebec na área musical. Quebec é repleto de talentos musicais e se fôssemos trazer todos os artistas quebequenses aqui, não haveria espaço para a lista enorme que teríamos que fazer. No entanto não poderíamos deixar de citar grandes nomes adorados pelos quebequenses como Gilles vigneault, Maurice Lecrerc entre outros e alguns mais jovens como
Ariane Moffatt, Pierre Lapointe, Marilou Bourdon, etc. Música é uma ferramenta super interessante para aprender um idioma, fica a dica.
   
 Aqui vai um video da cantora Marilou Bourdon. O vídeo mostra a cidade de Montreal também, é bem bacana, confiram!



Bonne semaine! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário