Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Hockey no gelo!

                                                  surtoolimpico.com.br

Para você que gosta de esportes vai achar este post super interessante, pois vamos falar da atividade esportiva mais famosa aqui no Canadá, o Hockey no gelo. Sabia que o Hockey no gelo surgiu no Canadá? Isso mesmo! O Canadá é muito famoso por essa modalidade esportiva. O Hockey ou hóquei(em português) no gelo é um esporte não muito conhecido no Brasil, mais tem reconhecimento internacional desde 1920, quando começou a fazer parte das disputas dos Jogos Olímpicos de Inverno. E no Canadá o Hockey se tornou parte da tradição da população canadense. Por aqui é muito comum ver os pais levando os filhos para os rinques de patinação desde quando eles ainda são bem pequenos, ou seja, é um esporte muito presente na vida das pessoas, assim como o futebol é no Brasil.

O jogo de Hockey funciona assim: São dois times num rinque de patinação com seis jogadores de cada equipe, três atacantes, dois defensores e o goleiro que se enfrentam com o objetivo de fazer gols, ou seja, balançar a rede. O jogo é dividido em três tempos de 20 minutos e vence quem marcar o maior número de gols possível.
                                                      globoesporte.globo.com

História

As primeiras partidas de Hockey oficiais foram feitas pelos soldados britânicos em Kingston, Ontário, e Halifax, Nova Escócia, sobre os rios e lagos congelados do Canadá.
Já em 1875 foi realizado em Montreal o primeiro jogo em um rinque interno e em 1877, alguns estudantes da Universidade McGill resolverem constituir as primeiras regras do jogo.

Em 1920 o hóquei no gelo começou a fazer parte das Olimpíadas durante os Jogos Olímpicos de Verão em Antuérpia, na Bélgica. E mais tarde, com a criação dos jogos olímpicos de inverno essa modalidade passou a ser disputada.

          Winnipeg Falcons - Medalhistas olímpicos de Ouro em 1920 (hockeycanada.ca)

Em 1898, Governador Geral do Canadá Lord Stanley de Preston decidiu comparecer ao festival de Inverno, e ficou tão impressionado com esse esporte que achou que deveria existir um troféu para a melhor equipe de hóquei, e por conta disso o senhor Stanley doou um troféu de prata, que começou a ser dado todos os anos à equipe vencedora. Atualmente, o troféu é dado à equipe vencedora da NHL, a principal liga de hóquei no gelo do mundo.

                                                        cbssports.com

Em 1917 foi criada a NHL - National Hockey League e desde então os jogos vêm sendo realizados no Canadá com muitas emoções e disputas acirradas. Os membros originais da NHL eram o Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators e o Toronto Arenas.

O Hockey no gelo é sem dúvida o esporte mais amado no Canadá por isso, quando vier ao Canadá não deixe de assistir a uma partida, temos certeza que você vai amar essa experiência. Fica a dica! J

Texto baseado em: wikipedia.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário