Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Um passeio iluminado




Olá brasileiros! Sabem onde é este lugar? É o jardim botânico de Montreal, aonde está acontecendo o festival de lanternas que vai até 01 de Novembro. Os jardins chinês e Japonês que ficam dentro do jardim botânico são iluminados com uma vibrante e colorida mistura de luzes. Um cenário mágico e encantador, um must-see pra quem está passando pela cidade. Esse festival acontece uma vez ao ano, nos meses de setembro e outubro. Todas as lanternas são feitas a mão e cada ano tem uma decoração diferente. Mesmo com o friozinho vale super a pena conferir de perto!

Endereço:

4101, rue Sherbrooke Est

Montréal, Québec

Canada, H1X 2B2

Website:


Preços           

Adultos                        19,25 $           
65 anos ou mais          17,75 $           
Estudantes                  14,25$ (18+ com carteirinha)                       
5 à 17 anos                  9,75 $
Família                        53,50 $


E é claro que não deixaríamos de levar os nossos estudantes para apreciar esse belo lugar. Seguem as fotos do nosso passeio.







quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Hockey no gelo!

                                                  surtoolimpico.com.br

Para você que gosta de esportes vai achar este post super interessante, pois vamos falar da atividade esportiva mais famosa aqui no Canadá, o Hockey no gelo. Sabia que o Hockey no gelo surgiu no Canadá? Isso mesmo! O Canadá é muito famoso por essa modalidade esportiva. O Hockey ou hóquei(em português) no gelo é um esporte não muito conhecido no Brasil, mais tem reconhecimento internacional desde 1920, quando começou a fazer parte das disputas dos Jogos Olímpicos de Inverno. E no Canadá o Hockey se tornou parte da tradição da população canadense. Por aqui é muito comum ver os pais levando os filhos para os rinques de patinação desde quando eles ainda são bem pequenos, ou seja, é um esporte muito presente na vida das pessoas, assim como o futebol é no Brasil.

O jogo de Hockey funciona assim: São dois times num rinque de patinação com seis jogadores de cada equipe, três atacantes, dois defensores e o goleiro que se enfrentam com o objetivo de fazer gols, ou seja, balançar a rede. O jogo é dividido em três tempos de 20 minutos e vence quem marcar o maior número de gols possível.
                                                      globoesporte.globo.com

História

As primeiras partidas de Hockey oficiais foram feitas pelos soldados britânicos em Kingston, Ontário, e Halifax, Nova Escócia, sobre os rios e lagos congelados do Canadá.
Já em 1875 foi realizado em Montreal o primeiro jogo em um rinque interno e em 1877, alguns estudantes da Universidade McGill resolverem constituir as primeiras regras do jogo.

Em 1920 o hóquei no gelo começou a fazer parte das Olimpíadas durante os Jogos Olímpicos de Verão em Antuérpia, na Bélgica. E mais tarde, com a criação dos jogos olímpicos de inverno essa modalidade passou a ser disputada.

          Winnipeg Falcons - Medalhistas olímpicos de Ouro em 1920 (hockeycanada.ca)

Em 1898, Governador Geral do Canadá Lord Stanley de Preston decidiu comparecer ao festival de Inverno, e ficou tão impressionado com esse esporte que achou que deveria existir um troféu para a melhor equipe de hóquei, e por conta disso o senhor Stanley doou um troféu de prata, que começou a ser dado todos os anos à equipe vencedora. Atualmente, o troféu é dado à equipe vencedora da NHL, a principal liga de hóquei no gelo do mundo.

                                                        cbssports.com

Em 1917 foi criada a NHL - National Hockey League e desde então os jogos vêm sendo realizados no Canadá com muitas emoções e disputas acirradas. Os membros originais da NHL eram o Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators e o Toronto Arenas.

O Hockey no gelo é sem dúvida o esporte mais amado no Canadá por isso, quando vier ao Canadá não deixe de assistir a uma partida, temos certeza que você vai amar essa experiência. Fica a dica! J

Texto baseado em: wikipedia.org



segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Kimono Workshop - Evento Japonês

Oi pessoal!

Passando rapidinho pra deixar um recado para a galera que está em Montreal e que adora a cultura japonesa. Não percam o nosso workshop que será no próximo Domingo 25/Outubro às 15hs. Você aprenderá mais sobre a moda japonesa e dicas de como vestir um quimono da maneira tradicional japonesa.

Se você já quis aprender mais sobre moda japonesa e experimentar um quimono o nosso próximo evento pode ser a oportunidade perfeita para fazer as duas coisas!

O evento será organizado pela ALI e Minikite, o valor é de apenas $ 5 e o pagamento na entrada. Marque no seu calendário!




Boa semana! 

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Apple picking - Uma experiência super divertida e saborosa!

Hey guys!

Essa semana os nossos estudantes foram colher maçãs e voltaram com os sacos cheios de deliciosas maçãs! Dêem uma olhada nas fotos!














Gostou? Quem sabe na próxima você não participa com a gente? :-D

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Um pouco sobre a música quebequense

Salut!

Que tal você lançar um desafio pessoal de aprender uma música estrangeira? O verdadeiro significado de aprender brincando. Topa?

Você certamente conhece a cantora Celine Dion, famosa e reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho. Mas sabia que ela é quebequense? Isso mesmo! É comum alguns pensarem que ela é americana. Há muitos outros cantores/bandas que você provavelmente pensou que eram americanos mas que são canadenses, como: Shania Twain, Simple Plan, Avril Lavigne, Nickelback, Lara Fabian, Nelly Furtado e Alanis Morissette . 

                                                 Celine Dion (pt.fanpop.com)

Pois bem, é sobre a influência musical na terra de Celine Dion que vamos falar hoje. Música, cultura, história, tudo isso junto e misturado. Com este post pretendemos trazer um pouco de música para sua vida. Queremos que sua leitura seja super interessante e divertida.

Quando exploradores franceses chegaram para explorar a terra que mais tarde seria a Nova França, os índios que aqui já estavam tocavam músicas e dançavam já há muitos de anos. Os franceses ficaram maravilhados com a diversidade de instrumentos e danças na sociedade indígena. No entanto, apesar desta s
ignificativa difusão da cultura musical indígena entre primeiros colonos, estes também trouxeram sua música. Músicos profissionais da época contribuíram para frear o avanço da cultura musical dos nativos, inclusive traduzindo músicas religiosas para a língua indígena.


                                            wikipedia.org


Instrumento musical indígeno (wikipedia.org)

As primeiras origens musicais de Quebec são derivadas principalmente da contribuição cultural dos franceses. Nas escolas da primeira metade do século XVII, as crianças aprendiam as músicas religiosas e também a tocar instrumentos musicais.        

Música na Nova França(Hoje Quebec) (mustrad.udenap.org)

Hoje os grandes clássicos da música dita quebequense, tem uma forte influência irlandesa. Bandas populares como, por exemplo, La bottine souriante (A bota sorridente) são muito semelhantes às muitas canções tradicionais irlandesas. Essa forte influência musical irlandesa no Quebec se deu devido à forte imigração de irlandeses no século passado que trouxe consigo parte de sua cultura.    

                                          acpo.on.ca

A música quebequense é representada hoje pela sua diversidade de estilos e grupos musicais. Os cabarées de Montreal na década de 1920 contribuiram também de alguma forma para esta diversidade. Na música tradicional de Quebec temos desde o pop, folk até o rock.
   
Não é só Celine Dion que representa o quebec na área musical. Quebec é repleto de talentos musicais e se fôssemos trazer todos os artistas quebequenses aqui, não haveria espaço para a lista enorme que teríamos que fazer. No entanto não poderíamos deixar de citar grandes nomes adorados pelos quebequenses como Gilles vigneault, Maurice Lecrerc entre outros e alguns mais jovens como
Ariane Moffatt, Pierre Lapointe, Marilou Bourdon, etc. Música é uma ferramenta super interessante para aprender um idioma, fica a dica.
   
 Aqui vai um video da cantora Marilou Bourdon. O vídeo mostra a cidade de Montreal também, é bem bacana, confiram!



Bonne semaine! =)