Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de julho de 2015

Por que estudar em Montreal? – Parte II

Olá pessoal,

Hoje, na segunda série de posts sobre porque estudar em Montreal, trouxemos dois assuntos bem interessantes; vamos falar sobre as melhores universidades de Montreal e sobre o transporte público. O nosso objetivo ao passar essas informações é de que vocês possam conhecer melhor a cidade de Montreal, é claro que nada substitui a experiência de estar na cidade e pode conhecê-la pessoalmente, mas queremos com isso, apresentar a vocês algumas características bastante significantes que fazem com que Montreal seja considerada uma excelente cidade para estudar. Vamos conferir?


Uma cidade com ótima infraestrutura de transporte


O sistema de transporte público de Montreal é muito funcional. Por ser uma cidade pequena, as linhas de ônibus e metrô atendem grande parte da Ilha, ou seja, você pode fazer o que quiser e aonde quiser sem precisar usar carro, aliás, muitas pessoas aqui não possuem carro por opção, é possível dizer até que algumas não têm carteira de habilitação por simplesmente não julgarem necessário.

Com uma rede de 4 linhas de metrô e pouco mais de 200 linhas de ônibus, Montreal supre uma grande demanda por transporte coletivo, sem falar no serviço Paratransit, um serviço de transporte adaptado que transporta as pessoas com deficiência física de porta-a-porta. Quem utiliza o transporte coletivo em Montreal sabe que o tempo de espera é relativamente pequeno, especialmente para ônibus que como são muitos sai um a cada 30 minutos. O acesso ao subúrbio que se dá por meio de trens e ônibus expressos também funciona de maneira eficiente e sem complicações, como os subúrbios são dinamicamente conectados, as pessoas que moram nos subúrbios e trabalham ou estudam em Montreal podem facilmente se locomoverem dentro e fora da Ilha. Saiba mais http://www.stm.info/en

Graças à fácil locomoção por conta do eficiente transporte de Montreal os estudantes podem se locomover pela cidade durante o intercâmbio e conhecer diversos lugares legais, pois transporte serve todas as áreas mais movimentadas como bares e restaurantes e pontos turísticos. Você só precisa comprar o cartão Opus que é utilizado no transporte público e usá-lo quantas vezes precisar. 



Uma cidade com uma das melhores universidades do mundo

Montreal possui uma das melhores universidades do mundo: McGill University. Essa universidade tem reputação internacional por sua excelência acadêmica e oferece mais 300 programas de estudos. Entre as 30 melhores universidades do mundo segundo o QS World University Rankings de 2015, McGill está localizada no coração de Montreal, uma das cidades mais agitadas e cosmopolitas do país e por isso, recebe estudantes do mundo inteiro. Com um corpo discente e docente de alto nível, a McGill é reconhecida também por suas pesquisas e descobertas na área da saúde, não é pra menos que a McGill conta com 12 prêmios Nobel, entre eles o prêmio Nobel de medicina recebido pelo ex-aluno da universidade, o doutor John O’Keefe por suas descobertas de células que constituem um sistema de posicionamento no cérebro.

A cidade também oferece grandes escolas e universidades para fazer pós, mestrado ou até mesmo doutorado com preços mais acessíveis do que em outras partes do Canadá. Como por exemplo, a Concordia University, uma conceituada universidade pública, e a segunda principal universidade de Montreal onde a língua principal é o inglês. Concórdia oferece 300 cursos de graduação, 195 programas de graduação, diplomas e certificados e 35 programas de pós-graduação. A universidade é reconhecida internacionalmente por seus programas e pesquisa em estudos de comunicação nas áreas humanas. Se você tem o sonho de estudar em uma universidade fora do país, porque não vir estudar em uma universidade em Montreal?


Para aqueles que já falam o Francês a Universidade de Montreal também é uma ótima opção para fazer um curso superior. Com mais de 250 programas de graduação e 350 de pós-graduação essa universidade ocupa a 1ª posição no ranking mundial das universidades francófonas. A Universidade de Montreal conta com um amplo corpo discente, com mais de 60 mil estudantes, e um corpo docente bastante diversificado com mais de 2 mil professores de várias partes do mundo. A universidade tem muito interesse pelo mercado brasileiro, em 2013 eles desenvolveram um site em português especificamente voltado ao público no Brasil com o objetivo de se aproximarem mais dos estudantes brasileiros e também de atraírem novos alunos a cursarem seus programas de ensino. O site é bem interessante e conta com informações precisas sobre como fazer o pedido de admissão na UdeM e sobre os programas oferecidos. Tem até vídeos com depoimentos dos estudantes brasileiros. Se vocês quiserem dá uma olhada no site, é só clicarem nesse link: https://admission.umontreal.ca/brasil/

                        Universidade McGill (fonte: www.international.gouv.qc.ca)

Universidade Concordia (fonte: www.concordia.ca)

                                   Universidade de Montreal (fonte: oitoronto.com.br)



Agora vocês já sabem, Montreal possui excelentes opções de universidades para quem deseja fazer um ensino superior. Mas é importante lembrar que a comprovação do idioma é exigida através de exames de proficiência reconhecidos pela universidade. A ALI com o objetivo de ajudá-los a terem sucesso nesses exames de proficiência, oferece cursos preparatórios para exames e certificados, para saber mais acessem o site: http://www.studymontreal.com/pt/programas/aprenda-ingles/testes-oficiais-e-certificados.

Ficamos por aqui pessoal, esperamos que vocês tenham gostado dos assuntos de hoje sobre o tema “Porque estudar em Montreal”, no próximo post abordaremos mais temas interessantes, por isso fiquem ligados no nosso blog  e não se esqueçam de deixar um comentário. Até a próxima! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário