Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Existe São João no Canadá?

Por Simone Santos


Saint Jean Baptiste Day o São João Canadense acontece anualmente no 24 de junho. É o dia da festa de São João Batista, um pregador judeu que batizou Jesus no Rio Jordão. É um dia de celebração no Québec e outras áreas do Canadá francês. Feriado Nacional também é conhecido como "la Saint-Jean",  "Fête nationale du Québec" e "Holiday Nacional du Québec".




 Dia Feriado

 

Saint Jean Baptiste Day é um feriado público na província canadense de Québec. Repartições públicas, correios e a maioria das lojas estão fechadas. Serviços de transporte público tem a  frota e horários reduzidos em alguns lugares, nas regiões rurais da cidade por exemplo existe a possibilidade do serviços ser completamente suspenso.


Símbolos e Cores


As flores-de-lis representam a flor de uma íris ou um lírio. A fleus-de-lis ( em frances ) também está associada com a Virgem Maria e sua pureza. Era um símbolo de língua francesa e dos seus reis depois que o rei Clóvis I se converteu ao cristianismo no ano 493. A bandeira do Quebec e as flores-de-lis são símbolos generalizados do Feriado Nacional do Quebec. Muitas pessoas optam por usar roupas azuis ou branco para as celebrações.


História


Festivais Midsummer, tais como aqueles relacionados com o solstício de junho, foram realizados na Europa há milhares de anos, quando as pessoas se converteram ao cristianismo, elementos foram combinados com dias de festas para santos cristãos. Na França, as comemorações em torno do dia da festa de São João foi amplamente apreciado e colonos franceses introduziram essas tradições para a América do Norte.
O tom patriótico das celebrações do dia de Saint Jean Baptiste começou em 1834. Naquele ano Ludger Duvernay, um jornalista influente, visitou as celebrações do Dia de São Patrício, em Montreal, e foi inspirado para criar um evento semelhante para os franco-canadenses. Em 1843, ele estabeleceu o Saint Jean Baptiste Society para promover a celebração do Feriado Nacional do Québec. Esta organização foi apoiada pela Igreja Católica, que viram isso como uma forma de promover o progresso social e moral. Em 1908, São João Batista foi designado como o santo padroeiro de Québec, para reforçar a ligação entre o Feriado Nacional do Québec e do patriotismo franco-canadense.

Em 1925 o Feriado Nacional do Québec tornou-se um feriado provincial. Depois da década de 1960, quando a estrutura da sociedade no Québec mudou , este feriado tornou-se mais político que religioso. No entanto, em 1977 ele foi reconhecido como o feriado "nacional" e o clima das celebrações aumentaram.

Festa, muita festa!


Vários eventos são organizados no dia de São João. Festas de grande porte, como shows de rock e jazz, torneios esportivos, desfiles e fogos de artifício, pequenas reuniões familiares ou entre vizinhos, vendas de garagem, piqueniques, churrascos, fogueiras e entretenimento para crianças. Os sinos das igrejas tocam neste dia e muitas têm festas (uma espécie de quermesse), bem-parecido com a nossa tradicional festa brasileira. Alguns eventos são realizados na noite do 23 de Junho e muitos são transmitidos ao vivo na televisão, rádio e na Internet. As celebrações são coordenadas pelo Mouvement National des Québécoises et des Québécois.



Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta na área de comentários e teremos o prazer em te ajudar.

Para conhecer os cursos de inglês e francês da A.L.I, acesse nosso Site em português ou nossa comunidade no Facebook !





Nenhum comentário:

Postar um comentário